-
Arquitetos: estudio estudio
- Área: 376 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Zaickz Moz Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no histórico bairro de Hipódromo Condesa, na Cidade do México, esta casa resistiu ao passar do tempo desde a década de 1930. Apesar de anos de abandono, o Estudio Estudio empreendeu a tarefa de redesenhar o seu interior, revitalizando o seu encanto original e melhorando a sua funcionalidade. O objetivo principal era revelar os tesouros arquitetônicos ocultos sob camadas de modificações passadas, restaurando-os meticulosamente ao seu estado original para revelar a essência da época.
As intervenções arquitetônicas pretendiam preservar o caráter autêntico da casa, rejuvenescendo os elementos ornamentais e evitando ao mesmo tempo adornos desnecessários. Agora, os interiores combinam o estilo inerente à casa com elementos contemporâneos, utilizando principalmente madeira e paredes lisas, detalhes minimalistas e soluções práticas que abraçam o presente sem falhas.
O térreo abrange um programa cuidadosamente projetado que integra perfeitamente as necessidades da vida diária. Uma garagem aconchegante, um elegante hall com lavabo e um espaço de estar central formam o núcleo da casa. Inspirado em uma porta de cozinha original, o motivo do arco expandido cria um fluxo harmonioso por todo o térreo. As transições são equilibradas, cativando residentes e convidados. As habilidosas modificações na fachada posterior e as claraboias estratégicas infundem luz natural no interior, criando um jogo de luzes e sombras. Em colaboração com o especialista em iluminação Luca Salas, o projeto de iluminação personalizado equilibra o ambiente, a funcionalidade e a estética.
A praticidade dialoga com a estética nas áreas adjacentes de lavanderia e apoio. As placas de concreto evocam a época original na cozinha, enquanto o piso de madeira é usado na maioria dos espaços para dar uma sensação luxuosa, porém padrão. O segundo nível oferece conforto com três quartos, cada um com banheiro privativo. Os armários, artisticamente projetados, apresentam roupas de cama tradicionais sobre simples estruturas de madeira. Uma sala familiar complementa as áreas tranquilas da residência, com uma escada que leva até o terraço, unificando a fachada posterior em uma única superfície que revela algumas pinceladas do interior.
Uma estrutura de madeira meticulosamente elaborada no terceiro nível abriga um generoso estúdio de 70 m2 com banheiro. O espaço do estúdio se abre para um aconchegante terraço com vistas abertas e uma tranquila jacuzzi. O terraço é coberto pela copa de uma árvore, enquanto o piso modular de terracota recebe a folhagem.
O terraço serve como espaço de encontro, mas também funciona como coletor de água da chuva, que percorre toda a casa até um reservatório de água e um sistema de filtragem sob o quintal. O volume emprega outras técnicas simples e sustentáveis, como ventilação cruzada e aproveitamento da luz natural através das claraboias e das grandes aberturas proporcionais nas paredes.
Esta peça arquitetônica é uma prova da dedicação do estúdio em preservar a história ao mesmo tempo que cria espaços que se adaptam ao estilo de vida moderno. Com uma mistura perfeita de elegância atemporal e inovação contemporânea, esta casa é erguida orgulhosamente como uma harmoniosa mistura de passado e presente, convidando os residentes a embarcar em uma cativante jornada de formas de vida refinadas e simples ao mesmo tempo.